Soluções SAP Aceleram a Transformação Digital das Operações de Armazém TECHNODOM

Sumário Executivo

A TECHNODOM, uma cadeia de varejo de eletrônicos de consumo e equipamentos de informática, precisava de uma solução para operações eficientes de armazém. Implementou um sistema de gestão de armazém baseado em SAP® EWM, que melhorou os processos internos e prestou um serviço de primeira classe aos clientes.

Desafios de Negócios do Cliente

A TECHNODOM é a principal cadeia de varejo local de eletrônicos de consumo e equipamentos de informática. Possui 83 lojas em 28 cidades do Cazaquistão, com 35.000 metros quadrados de espaço de armazenamento. Em 2019, a empresa iniciou a construção de um novo centro logístico de 7.000 metros quadrados, que agora opera com 60% da capacidade, comporta 7.000 itens e atende clientes em todo o país. O desenvolvimento intensivo e o crescimento do número de lojas e armazéns exigiram uma logística bem organizada para agilizar as operações, sem perder a precisão dos sistemas de armazenamento e entrega, e proporcionar uma melhor experiência ao cliente. A par da construção do novo centro, a TECHNODOM decidiu transformar o seu sistema de gestão de armazéns.

Contribuição da TerraLink

Com o suporte técnico da TerraLink, a TECHNODOM implantou um sistema flexível de gerenciamento de armazém baseado em SAP® EWM para otimizar os processos da empresa. A solução permitiu que a empresa implementasse novos recursos, incluindo entrega de mercadorias, filas de transferência de mercadorias, controle de qualidade e prazo de validade, tratamento de exceções e processos de reordenação. Além disso, a empresa conseguiu estabelecer funções como gerenciamento de direitos dos funcionários e avaliações de cargos.

Resultados de Negócios do Cliente

A qualidade e a agilidade das operações logísticas da empresa aumentaram, a precisão do sistema de armazenagem e a coleta de mercadorias melhoraram e, como resultado, o número de reclamações de clientes diminuiu. Assim, o tempo de entrega foi reduzido em 20%, a gama de produtos aumentou em 20% e o número de locais de descarga das mercadorias triplicou. Durante a pandemia, quando a maioria de suas lojas estava fechada, o novo sistema também permitiu à TECHNODOM processar rapidamente o aumento do número de pedidos online e treinar funcionários em um curto período de tempo. Todos esses fatores permitiram à empresa antecipar a demanda dos clientes e oferecer um serviço de primeira classe.

A TECHNODOM planeja reduzir o tempo de entrega em mais 20% e lançar mais dois centros logísticos gerenciados pelo SAP® EWM. A empresa também pretende aumentar o volume de operações em todos os armazéns, e o sistema permitirá que isso seja feito sem problemas. A TECHNODOM continuará a cooperar com os especialistas da TerraLink no estágio de replicação da solução.

Outras Histórias de Sucesso