Preços de aquisição reduzidos em 5-7% na indústria química com SAP Ariba

Sumário Executivo

Um grande fabricante de produtos químicos precisava eliminar o trabalho manual e simplificar seus processos da fonte ao pagamento para melhorar a eficiência geral. Ao implementar o SAP Ariba, a empresa digitalizou todo o ciclo de compras e reduziu os preços de compras em 5-7%.

Desafios de Negócios do Cliente

O departamento de compras empregou trabalho manual e processamento de dados não automatizado em suas operações diárias. Os gerentes de compras usavam e-mail para enviar RFPs aos fornecedores, e as propostas também vinham por e-mail. A equipe de compras criou todos os documentos necessários, incluindo RFPs, contratos e planilhas, usando aplicativos de escritório manualmente. Eles imprimiram todos os documentos para armazená-los em arquivos em papel. Eles também inseriram dados manualmente no sistema ERP. Todo o processo era demorado e propenso a erros. Como resultado, os processos de seleção de fornecedores demoravam muito.

A empresa decidiu digitalizar o processo de aquisição para aumentar a eficiência e eliminar o erro humano. Também queria construir um ecossistema único para comunicação com fornecedores em todo o processo da fonte ao pagamento. Além disso, era importante reduzir os preços de compra aumentando a concorrência entre os fornecedores.

Contribuição da TerraLink

A TerraLink implementou um projeto baseado em soluções SAP Ariba, incluindo Ariba Sourcing para compras, Ariba SIPM para gerenciamento de banco de dados de fornecedores, Ariba Buying para integração ERP e processamento de pedidos e Ariba Contract Management para processamento de aprovação de contratos. O projeto foi implantado rapidamente e a empresa começou a usar o sistema seis meses após o início do projeto.

O novo processo automatizado começa com a criação de uma solicitação de compra. Em seguida, o sistema transfere essas solicitações para os módulos Ariba Buying e Ariba Sourcing. Em seguida, os especialistas de categoria coletam todas as solicitações por categoria e criam projetos de aquisição. Eles usam modelos de projeto predefinidos com base nos principais parâmetros do projeto, incluindo o tipo de compra, o valor da compra e o número de estágios de aquisição.

Todas essas informações são salvas no projeto de aquisição. O chefe de aquisições pode revisar o status de todos os projetos e analisar os resultados e a eficácia dos procedimentos de aquisição. O sistema transfere automaticamente os dados necessários para criar um pedido de compra e um contrato para o sistema ERP, eliminando erros de entrada manual de dados. O Ariba SIPM ajuda a manter o banco de dados de fornecedores atualizado.

Resultados de Negócios do Cliente

A empresa conseguiu digitalizar totalmente seu processo de suprimentos e compras com as soluções SAP Ariba, dando mais transparência à equipe gestora e aos acionistas. O sistema ajudou a fornecer melhor controle do plano de compras e controle dos dados desde a solicitação até o pagamento. Ao garantir a pontualidade na entrega de materiais e equipamentos e um planejamento operacional eficiente, a empresa melhorou suas metas de EBITDA. Além disso, os preços de compra diminuíram 5-7% como resultado do uso da solução. A carga de trabalho dos gerentes de categoria também foi reduzida devido à eliminação do processamento manual.


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